Pequenas dicas de como se portar no Japão

Fiz esse texto para umas pessoas que estão indo para o Japão e me surpreendi com a quantidade de rituais que existem no Japão. É uma lista gigantesca e sei muito bem que provavelmente está faltando muita coisa. Quem quiser completar fique à vontade!
______________________________________
 
Geral
 
O “não” gestual dos japoneses é feito de duas maneiras bem diferentes do ocidente. Não é com o dedo em riste, é feito ou de uma forma que parece que a pessoa está abanando algo mal cheiroso ou cruzando os dois dedos indicadores. Este último é mais usado para dizer que algo é proibido.
 
Em geral japoneses são muito introvertidos e principalmente discretos, todo o seu gestual e modo de se comportar é feito para demonstrar humildade e sinalizar para os outros que vc não se sente nem é melhor que os outros. Orgulho é o maior pecado japonês.
 
Por outro lado eles são extremamente solícitos, principalmente qd percebem que vc é turista. Foi mais de uma vez que encontramos alguém disposto a sair do seu caminho por centenas de metros ou nos levar de carro a algum lugar simplesmente pq não estávamos entendendo as direções que eles estavam nos dando ou pq apenas queriam ser gentis. É uma das coisas mais incríveis por lá!
______________________________________
 
Na rua e locais públicos
 
Leve sempre uma toalhinha junto com vc na rua. Não há toalhas ou papel para secar as mãos.
 
Não se atravessa a rua fora da faixa em grandes cidades. Nem com o sinal de pedestre vermelho.
 
A direita de escadas rolantes e esteiras é sempre livre para quem estiver com pressa. Aliás, fique muito atento a onde vc para em lugares com muito movimento. Japoneses esquecerão da sua educação habitual se vc parar em algum local de passagem e lhe darão uma bela “cotovelada educativa”. Baseado em fatos reais e pessoais.
 
Nunca pechinche. Japoneses consideram que o preço que colocam é justo e que se você acha caro, melhor não levar. Pechinchar é uma grande ofensa.
 
A maioria dos onsen (os banhos públicos japoneses) não permitem tatuagens. E mesmo nos que são permitidos, fique preparado para alguns olhares estranhos, pois tattoos são a marca da yakuza. Se tiver alguma pequena, cubra-a.
 
Sempre tome banho no chuveirinho antes de entrar no ofurô. Entrar no ofurô sem se lavar antes é um grande tabu. Nunca mergulhe de cabeça ou salte no ofurô, não é piscina.
 
Não se aponta o dedo, é considerado ameaçador. Se precisar indicar uma direção, faça-o com a palma da mão aberta, dedos fechados e a mão inclinada.
 
Japoneses gostam muito de trocar cartões de visita. Ter um cartão para retribuir é sempre educado. Ao pegar o cartão, olhe com interesse e depois agradeça com o odigui, curvando-se.
 
Em público não se deve: Assoar o nariz (retire-se para assoar no banheiro) nem escovar os dentes (mesmo nos banheiros)
 
Ao dizer seu nome, diga primeiro o sobrenome e depois o nome. Ao se referir aos outros, diga o sobrenome e o sufixo “san” e se quiser ser realmente respeitoso, use “sama”. Nunca use o sufixo para si mesmo.
 
Se ficar doente, tente utilizar as famosas máscaras japonesas. Tossir insistentemente em público é muito mal visto.
 
Não me pergunte porque, mas eles não costumam tirar o casaco no inverno, ainda que estejam em um metrô com calefação e o vidro esteja todo embaçado. True story. Tirei meu casaco e fiquei só de camiseta e percebi vários olhares estranhos.
 
Não é comum pra eles vc facilitar o troco a não ser que vc dê o valor exato em moedas. Assim, se não tiver o valor exato, dê uma nota cheia e espere o troco.
 
Além disso, há sempre uma bandejinha nos estabelecimentos comerciais para o troco. Eles não costumam dar o troco na sua mão diretamente.
 
Em Tokyo e algumas outras cidades, é proibido fumar na rua e existem baias e lugares fechados para que você faça isso. Acho que não preciso dizer, mas nunca jogue nada na rua, nem a sua bituca. A propósito, acredito que vc tb não deveria fazer isso aqui tb hehe.
______________________________________
 
No banho e na casa das pessoas
 
Ao chegar na casa de alguém que vai hospedá-lo. Diga ossewanarimasu. E ao ir embora, ossewanarimashita. Isso demonstra que vc entende e se desculpa pelo trabalho que vai dar e deu ao seu anfitrião.
 
Ao chegar na casa de alguém onde vai dormir, repare bem como está tudo organizado, principalmente como o futon é dobrado. Deixar como encontrou depois é um sinal de respeito.
 
Sempre leve MUITOS pequenos presentes para dar. É um costume japonês dar e trocar presentes depois de alguma relação estabelecida. Mesmo em hotéis, pode ser gentil dar algum pequeno presente (um chocolate ou bombom do brasil) para agradecer. Se ficar na casa de alguém, isso é ainda mais importante, obrigatório. Quando fui, levei uma mala inteira cheia de presentes de artesanatos a comidas e sabonetes e senti que poderia ter levado mais, fiquei constrangido de não ter nada para retribuir em alguns casos.
 
Nunca dê nada em grupos de quatro a japoneses. Os japoneses têm um grande problema com o Shi, pois é o mesmo ideograma de morte e isso é uma grande fonte de superstição para eles. Muitas vezes você ouvirá Yon ao invés de Shi. E Nana ao invés de shitchi (7).
 
Sempre receba qualquer coisa que lhe é presenteada ou mesmo dada com as duas mãos. Vale para os cartões.
 
Não abra presentes na frente de quem deu. A não ser que você pergunte e mostre emoção de ter recebido, nesse caso é permitido.
 
Nunca dê gorjeta. É muito ofensivo.
 
Não se deixa nem o quarto do hotel desarrumado. Isso é um sinal de desrespeito mt grande.
______________________________________
 
À mesa
 
Sapatos devem ser retirados ao ir ao tatami. Ao fazê-lo, deixe-os alinhados e virados para fora, prontos para quem estiver saindo do tatami.
 
O Oshibori, a toalhinha que vem à mesa antes de comer, é apenas para as mãos. Não deve ser usado como guardanapo ou para limpar o rosto.
 
Mulheres nunca cruzam a perna sentada no tatami. Devem se sentar sempre ajoelhadas ou com as pernas de lado.
 
Quando em grupo, nunca beba antes de fazer o kanpai, o brinde japonês.
 
Ao beber chá, use sempre a mão esquerda para apoiar o copo.
 
Nunca coloque seus cotovelos na mesa, tal qual aqui. Mantenha as duas mãos sobre a mesa.
 
Ao iniciar a refeição, diga itadakimasu. Ao terminar, Gotchissossamá. Isso sinaliza que uma boa refeição foi servida e que você aproveitou.
 
Nunca se sirva de bebidas a não ser que esteja sozinho. Se servir demonstra egocentrismo e falta de modos. Sempre sirva os outros quando seus copos estiverem qualquer coisa menos que cheios. E se não quiser beber mais do que eles te colocam, deixe o copo cheio.
 
Evite recusar coisas que lhe são oferecidas. Se for algo inegociável do seu gosto tipo não comer carne ou não comer algum vegetal, tente sinalizar isso antes que o assunto venha à tona.
 
Vasilhas em geral nunca vão à boca, exceto o chawan de arroz e o do missoshiru. Vasilhas grandes não saem da mesa, e o chawan é usado para conduzir qqr coisa que possa respingar do seu hashi.
 
Nunca espete, deixe espetado ou aponte qualquer coisa (principalmente pessoas) com o hashi. A posição correta é sempre na horizontal logo à sua frente. Se souber fazer o lacinho com a embalagem do waribashi, pode fazer, caso não haja o apoio para o hashi.
 
Em restaurantes, não fique sentado depois de comer, principalmente se perceber que o lugar está cheio. Comeu, sai fora! E em alguns mais em zonas mais comerciais, é inclusive comum ficar gente em pé atrás de vc no balcão esperando vc levantar. Não se preocupe, não é pressão, estão só fazendo fila mesmo.
_____________________________________
 
Algumas dessas são mais óbvias e/ou são mais comuns e por isso, devem ser feitas obrigatoriamente. Outras são menos óbvias e se você o fizer será um bônus que fará as pessoas olharem com melhores olhos pra vc. Elas são em grande parte baseadas na minhas experiência e na da Tiemi, de 2 viagens que fizemos cada um. Assim, podem divergir um pouco da sua experiência ao experimentar lá. Enfim, aproveite muito, principalmente na última vez em que fui, foi uma das experiências mais profundas de reflexão que pude ter. Seja você japonês ou não, é uma viagem que vale cada centavo do nosso suado dinheiro.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s